quinta-feira, 7 de maio de 2015

Palestra


No dia 7 de Maio decorreu, na Escola Básica de Vallis Longus, uma palestra de abordagem ao tema: “O papel da Mulher na Europa“, organizada pelo Clube Europeu destinada aos alunos do Clube Europeu e alguns alunos do 9º ano de escolaridade.
A palestra teve como orador o Dr. Nunes Henriques, do Centro de Documentação Europeia da Universidade Católica do Porto, e a Dr.ª Mariana Barbosa, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto.
A Palestra foi alusiva ao tema ―O papel da Mulher na Europa, integrado no Ano Europeu do Desenvolvimento promovido pela União Europeia. Nesta palestra foi visualizado o documentário GIRL RISING, que conta a história de 9 raparigas, de 9 países diferentes, escritas por 9 jornalistas premiadas e narradas por artistas de Hollywood como Anne Hathaway, Meryl Streep, Liam Neeson, Kerry Washington, entre outros. O vídeo faz um apelo ao mundo para a importância da educação das raparigas ―fomentar a educação das mulheres contribui para reduzir a pobreza, promover o desenvolvimento económico e responder aos desafios mais urgentes a nível mundial, como a resolução de conflitos e as questões de saúde.
Depois da visualização do vídeo os oradores pediram aos alunos para refletirem sobre o tema e exporem os seus comentário e possíveis dúvidas.
No final os oradores propuseram um jogo com base na temática abordada, ao qual os alunos corresponderam com empenho e interesse.

O grande objetivo desta palestra sensibilizar os alunos para a desigualdade de género foi amplamente conseguido.










Sem comentários:

Enviar um comentário