quinta-feira, 7 de maio de 2015

O hino europeu foi à escola ...

Hoje, na Escola Básica de Vallis Longus, ouvimos tocar o Hino Europeu pelos alunos de musica.

A semana da Europa foi abrilhantada por mais esta atividade que decorreu no polivalente da escola no intervalo da manhã e da tarde. Todo os alunos que participaram estão de parabéns bem como os seus professores.

Um bem haja para todos os que colaboraram nesta iniciativa.




Curiosidades:  O hino europeu


A melodia escolhida para simbolizar a UE é o «Hino à Alegria», composto por Ludwig Van Beethoven em 1823, enquanto parte da Nona Sinfonia, para o poema com o mesmo nome de Friedrich Schiller, de 1785.
Este hino simboliza não só a União Europeia, mas também a Europa num sentido mais lato. O poema «Hino à Alegria» evoca o ideal da fraternidade de Schiller, partilhado por Beethoven.
Em 1972, o Conselho da Europa adotou o «Hino à Alegria» de Beethoven como o hino desta organização. Em 1985, foi a vez dos dirigentes europeus de também o adotarem como hino oficial da União Europeia. O hino, que não tem letra, utiliza a linguagem universal da música para exaltar os ideais europeus da liberdade, paz e solidariedade.
O hino europeu não se destina a substituir os hinos nacionais dos países da UE, mas antes a celebrar os valores que estes partilham. É tocado em cerimónias oficiais que contam com a participação da União Europeia e, de uma forma geral, em todos os tipos de eventos de caráter europeu.

Fonte: http://europa.eu/about-eu/basic-information/symbols/anthem/index_pt.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário