domingo, 11 de janeiro de 2015

Parlamento dos Jovens - Historial

Historial


As Sessões Parlamentares para os Jovens realizam-se, anualmente, na Assembleia da República desde 1995 e têm como principal objetivo a divulgação, junto dos jovens em idade escolar, dos valores e das práticas democráticas e a educação para a cidadania.


Entre 1995 e 2000, as Sessões destinaram-se apenas ao ensino básico, mas a Resolução da Assembleia da República n.º 59/2000 determinou a realização de uma Sessão anual também para os estudantes do ensino secundário. Foi então atribuída às Comissões Parlamentares de Educação e de Juventude a competência para acompanhar este Projeto designado por “A Escola e a Assembleia”.

Esta iniciativa foi desenvolvida, desde o seu início, em cooperação com outras entidades, merecendo especial referência o Ministério da Educação cuja intervenção foi consagrada em Protocolo assinado em 1998.
Em Maio de 2006, a Resolução da Assembleia da República n.º 42/2006 criou um novo programa designado por “Parlamento dos Jovens”, integrando a participação da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, através do Instituto Português da Juventude, na sequência da aprovação da fusão do “Hemiciclo – Jogo da Cidadania” com a Sessão que a Assembleia da República organizava para o ensino secundário.


Sem comentários:

Enviar um comentário