terça-feira, 4 de abril de 2017

Parlamento dos Jovens

No presente ano letivo a nossa escola participou pela primeira vez no Parlamento dos Jovens, tentando proporcionar aos alunos participantes uma experiência enriquecedora a nível pessoal e académico. 
O tema em debate foi “ Os Jovens e a constituição: tens uma palavra a dizer”, para o Ensino Básico. Durante os meses de outubro e novembro tentamos incentivar os alunos a participar neste programa, através de ações de sensibilização através do clube Europeu, dos diretores de turma e com um placard onde eram afixadas variadíssimas informações sobre o programa. Foi feito um folheto que posteriormente foi entregue aos alunos interessados, com uma breve introdução histórica, esclarecimento o tema em debate, a descrição do programa, principais fases, prazos a cumprir, e algumas perguntas e respostas sobre Regulamento do Parlamento dos Jovens, Básico (FAQ) 
No 15 de dezembro de 2016 foi realizado um debate para esclarecer algumas dúvidas dos alunos envolvidos. Neste debate participaram cerca de 35 alunos. 
De dia 12 a 16 de janeiro de 2017 as listas envolvidas realizaram a campanha eleitoral, onde os candidatos a deputados defenderam as recomendações sobre o tema em análise. 
No dia 19 de janeiro de 2017 realizaram-se as Eleições escolares. 
No dia 23 de janeiro de 2017 (Manhã) efetuou-se a Sessão Escolar. Nesta sessão tomaram posse todos os deputados eleitos nas eleições que decorreram no dia 16 de Janeiro. De seguida, todas as listas apuradas apresentaram novamente os seus projetos de recomendação e respetivas medidas, discutidas no debate do dia 12 de Janeiro. Posteriormente, procedeu-se à apreciação, reformulação e votação das medidas e eleição dos deputados que integrarão o Projeto de Recomendação da Escola nas sessões Distritais.
Ainda, no dia 23 de janeiro de 2017 foi realizado o debate na nossa escola com a presença de um deputado da Assembleia da República, a saber Dr. Álvaro Castelo Branco. Este debate serviu para explicar o funcionamento deste órgão de soberania aos alunos, e permitiu o deputado responder a questões feitas pelos alunos sobre o parlamento e o ser deputado e ainda a questões relacionadas com o tema em debate. Neste debate participaram 30 alunos que faziam parte das listas concorrentes. 
No dia 20 e 21 de março de 2015,  os candidatos eleitos participaram na Sessão Distrital, no Auditório Auditório Venepor na Maia.

Sem comentários:

Enviar um comentário